O Voadeira Estradeira nasceu um blog sobre viagens (período incrível!). Depois se tornou um breve diário pré-casório e compartilhamentos sobre a maternidade. Agora ele se transformou em meu principal projeto: criação, produção e estudo de literatura. Muito bem-vindos!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Mix, colagens e fragmentos

Desde janeiro em ensaiando o Olhar de Alice, estou em pleno processo de montagem e estudos em teatro, arte contemporânea, arte convival. Utilizar fragmentos de textos para ideias cênicas que se desenvolvem a partir de um eixo central, de vislumbres poéticos, de imagens, de interações com a plateia de uma forma particular... É interessante como as informações se cruzam quando estamos em alguma pesquisa. 

E hoje, para complementar esses estudos, tive contato com um conceito muito legal, o Mix Lit, para criação literária. Esse tipo de criação consiste na colagem de diferentes textos de um ou mais autores para a criação de um texto híbrido cheio de referências como em um verdadeiro remix literário. 
O escritor Leonardo Villa-Forte é adepto dessa técnica e foi um vídeo dele que me despertou para essa interessante ferramenta de criação. Aprendemos por imitação, não é? E então porque não nos apropriarmos de textos de grandes autores para desenvolver nossa identidade literária, nossa narrativa? Os grandes mestres sempre ensinam. Villa-Forte cita também o escritor espanhol Enrique Vila-Matas utiliza essa técnica quando está sem inspiração para iniciar ou seguir em um texto. A imagem ao lado é do livro de Villa-Forte, da Editora Oito e Meio, do Rio de Janeiro. 

E aí? Bora remixar?




Se você gostou desse texto curta a página do Voadeira Estradeira no Facebook, compartilhe informação, comente, vamos bater um papo? Até a próxima! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário